Como reter millennials com programa de relacionamento?

Tempo de leitura: 4 minutos

A estratégia de fidelizar clientes é algo básico e ainda mais importante quando o assunto é reter millennials. Estamos falando da geração também conhecida como Y, de jovens com até 35 anos. No Brasil, eles representam 8,3 milhões de pessoas, segundo estudo de 2016 publicado pela Geofusion e a Mosaic Brasil.

Quem está nesse grupo tem relação intensa com a tecnologia e comportamentos bem diferentes dos integrantes das gerações anteriores. Além de influenciarem mudanças sociais, os millennials provocaram transformações de consumo. Portanto, seu negócio precisa descobrir como conversar com esse público.

Vamos ajudar mostrando dicas para você reter millennials com programa de relacionamento. Fique com a gente e aprenda boas práticas!

Refine sua comunicação

Os millennials nasceram numa época em que o modo como nos comunicamos passou por significativas rupturas. A geração acompanhou desde o nascimento da internet até a consolidação dos smartphones e está acostumada a consumir altas doses de informação.

Nesse cenário dinâmico, seu negócio precisa de estratégias eficazes para fazer um programa de relacionamento bombar. Um dos principais segredos é produzir bons conteúdos, pois o antigo modelo de só listar as qualidades de produtos e serviços não faz mais sentido.

Se você tem um restaurante, além de saber que a sua comida é gostosa, a Geração Y quer descobrir como os pratos são produzidos, de onde vêm os ingredientes, quem trabalha com você.

Observe também a frequência e a relevância. Para refinar o contato e melhorar a fidelização de clientes, pense que uma comunicação bem-feita vale mais que mil mensagens que não dizem nada.

Entenda o que os millennials querem

Os jovens da Geração Y são menos leais às empresas que as gerações anteriores. Os grupos do Facebook, as redes de familiares e amigos e os blogs e vlogs de reviews influenciam mais na decisão de compra que uma propaganda direta.

Para entregar valor a essas pessoas, não pressuponha nada nem use estratégias manjadas de marketing. O que você deve fazer é interagir com o público e mostrar que a sua empresa está aberta a evoluir com ele.

Use suas redes sociais para tirar dúvidas e descobrir a que informações os usuários gostariam de ter acesso. Millennials adoram compartilhar e contribuir com experiências para influenciar pessoas e empresas. Logo, abrir esse caminho é essencial para aperfeiçoar o seu programa de relacionamento.

Ofereça oportunidades incríveis

Se há uma coisa que ajuda a reter millennials é garantir a melhor compra possível. Não dependentes das empresas e muito informados, os consumidores jovens têm mais poder de escolha. Além disso, estão acostumados a uma realidade de promoções-relâmpago e de cupons promocionais.

Então, facilite as compras dando descontos reais e também resposta rápida. Se um consumidor dessa geração encontrar dificuldade em usar sua plataforma, ele facilmente deixará você e logo encontrará um serviço melhor. Por outro lado, se a entrega for ágil e com comunicação transparente e despojada, “sem frescura”, certamente o engajamento vai melhorar.

Cuidados desse tipo são importantes para que os millennials enxerguem o seu negócio como uma referência de oportunidades únicas!

Melhore o uso da tecnologia

De que adianta ter um aplicativo de fidelidade se ele “dá pau” em diferentes plataformas? Ou, então, por que oferecer chat online no site ou na rede social se ninguém estará disponível para responder?

Esses problemas são extremamente frustrantes para os millennials e motivam muitas perdas de vendas. Logo, acompanhe as tendências tecnológicas e faça com que elas estejam a seu favor.

Ofereça um app claro, conciso e responsivo para todos os sistemas operacionais. A facilidade para garantir pontos e prêmios no programa de vantagens vai estimular que os usuários continuem acessando o aplicativo e movimentando a marca.

E no atendimento, não durma no ponto! Converse com os consumidores e resolva problemas sempre que necessário. Assim, você mostra proatividade e consegue atrair clientes com uma boa experiência de consumo.

 

Lendo este conteúdo, você descobriu boas práticas para reter millennials. Agora, que tal entender como criar um programa de relacionamento? Baixe já o nosso e-book gratuito sobre o assunto!

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