Cartão fidelidade de papel: 5 motivos para aposentar essa estratégia

Tempo de leitura: 4 minutos

Se você chegou até este texto é porque está pensando em montar um programa fidelidade para sua empresa e você está com toda razão! 

Já vimos aqui no blog que essa é uma excelente estratégia para aumentar suas vendas investindo pouco. Se você quiser saber mais sobre o assunto, pode acessar os textos que falam sobre as vantagens do cartão fidelidade e sobre como sua empresa pode ganhar dinheiro de verdade com eles: 

4 Vantagens de ter um Programa de Fidelidade no seu Restaurante

Como sua empresa vai ganhar dinheiro com um programa de fidelidade

Bom, mas se você estava pensando em fazer um cartão fidelidade de papel, é hoje que você vai desistir da ideia! 

Cartões de papel são ultrapassados, inconvenientes e trazem pouco resultado efetivo para sua empresa. Já passou da hora de as empresas aposentarem essa prática! Quer saber mais? Então vamos lá!  

1 – É um pedaço de papel  

Com todo o respeito, mas o cartão fidelidade da sua empresa é apenas mais um pedaço de papel em um universo de pedaços de papéis na vida das pessoas. E sendo o pedaço de papel que ele é, pode rasgar, molhar, se perder…   

Além disso, você tem que pagar alguém para fazer o design do cartão, mandar imprimir em uma gráfica, entregar para os clientes, torcer para que eles guardem e usem… Esses processos geram um gasto desnecessário e você precisa saber que metade de tudo o que foi impresso vai parar no lixo e outra grande parcela será esquecida no fundo de uma bolsa. 

2 – É inconveniente  

Já pensou se todos os estabelecimentos que você frequenta te dessem um cartão para apresentar sempre que quiser pontuar? Cartãozinho da farmácia, da academia, da sorveteria, do supermercado, da hamburgueria, da cafeteria, da petshop, da oficina mecânica, do restaurante… 

Ninguém quer ter uma carteira ou bolsa cheia de cartões e ficar procurando o papelzinho específico do estabelecimento a cada compra. No meio desse processo, a pessoa desiste de pontuar e sua estratégia de marketing para de funcionar! 

3 – É limitado 

O cartão de papel é bem mais limitado em todos os aspectos. Para começar que você precisa escolher uma única premiação e ponto final, todas as vezes o cliente vai ganhar a mesmíssima coisa.  

Outro ponto importante é que o consumidor vai receber um único carimbo ou adesivo por compra, independente do valor gasto. Isso é desestimulante para o cliente e até um pouco “injusto”.  

– É pouco usado 

Lembra ali acima quando falamos que você vai precisar torcer para que os clientes utilizem o seu cartão fidelidade? 

Dos dois cenários abaixo, qual você acha que usaria mais? 

A) Um programa digital no qual você precisa apenas colocar seu CPF em um tablet na hora do pagamento (quando for solicitado pelo operador de caixa) e já visualiza todos os seus pontos e quais os próximos prêmios que pode retirar.

B) Um programa que exige que você carregue um cartão fidelidade de papel sempre com você e apresente na hora do pagamento para que ele seja carimbado ou adesivado a cada compra. 

Não é preciso dizer mais nada, né?! 

5– É uma estratégia de pouco retorno  

O uso de um cartão de papel é muito menos eficiente do que o de um programa de fidelidade digital.  

Com um sistema online, você consegue gerar dados que te possibilitam analisar o comportamento de compras dos seus clientes e orientar suas futuras ações de marketing e o planejamento estratégico da sua empresa. Nenhum cartão de papel pode fazer isso por você! 

Nós já fizemos até um ebook apresentando todos os dados e as vantagens de utilizar um programa de fidelidade digital como Polvo Spot. O nome dele é “Polvo Spot – a ferramenta que faltava para você conhecer – de verdade – os seus clientes” e você pode acessa-lo clicando aqui: 

LEIA AGORA! 

Existem outros vários motivos pelos quais a gente acredita que os cartões de papel devem ser aposentados. Como programa de fidelidade, ele é muito menos eficiente do que outros métodos e você pode ler mais sobre o assunto clicando aqui: 

Programa de fidelidade digital: 3 razões para você esquecer os cartões de papel 

Bom, se ainda restou alguma dúvida sobre tudo o que falamos acima, temos uma equipe especializada pronta para te dar uma consultoria gratuita, é só clicar aqui: 

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Ah, e se quiser começar já o seu programa de fidelidade, temos um guia completo para que você saiba quais são as melhores estratégias, confira clicando no link:

Como criar um programa de fidelidade para a sua empresa: o guia completo 

Caso queira falar conosco, estamos disponíveis também pelos seguintes canais:  

EMAIL: sejaumparceiro@polvospot.com.br  

TELEFONE: 55 3027 2074 

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