A importância da transformação digital no relacionamento com o cliente

Tempo de leitura: 5 minutos

Você já sabe que, se precisa aumentar suas vendas com estratégias baratas, uma boa solução é apostar no relacionamento com o cliente. São eles que vão gastar mais por compra, voltar mais vezes e ainda indicar seu negócio para outras pessoas. São a grande riqueza de uma empresa! 

Tendo isso em vista e pensando no mercado atual, onde a tecnologia é tão importante, dessa vez o assunto é como a transformação digital pode ajudar no relacionamento com o cliente 

A ascensão da tecnologia mudou a forma como nos relacionamos com o mundo e essas mudanças também chegaram aos negócios e ao comportamento de compra dos seus consumidores. Para sobreviver nessa situação, sua empresa precisa se adequar e repensar seus processos, estratégias e o modo como é feito o relacionamento com o cliente.  

Parece um bicho de 7 cabeças? Saiba que tudo isso está ao alcance da sua empresa e é muito mais fácil e barato do que você imagina! Vamos ver como:  

Os desafios do relacionamento com o cliente 

Ter um bom relacionamento com os clientes é essencial para grandes, médias e pequenas empresas. Clientes fiéis compram com mais frequência, gastam mais por compra e ainda divulgam o seu negócio de maneira orgânica. Porém, conseguir fidelizar seus clientes não é assim tão fácil e demanda algumas estratégias. 

Nós já falamos bastante sobre isso aqui no blog, você pode ler no post “Programa de fidelidade vale a pena para o meu negócio? 

LEIA AGORA! 

E também no post “4 Vantagens de ter um Programa de Fidelidade no seu Restaurante” que você acessa no link abaixo: 

CLIQUE AQUI! 

Para pequenas empresas, o desafio de ter clientes fiéis é ainda maior, já que são menos conhecidas, costumam ter menos divulgação e poucos recursos financeiros para investir em marketing. Esses são problemas que a transformação digital pode ajudar a resolver!  

A transformação digital pode ser a solução  

O fato é que, se todo o comportamento de compras mudou, não se pode mais utilizar as mesmas estratégias de tempos atrás para vender e se relacionar. É preciso se reinventar para se conectar com seus clientes. 

“O cliente final quer entrar em contato do jeito que ele acha melhor, no tempo que ele acha melhor. Ele quer facilidade!” 

Marco Lupi, CEO da Neobpo, empresa que atua na área de otimização de processos e solução de dificuldades de empresas clientes. 

O que isso significa? Que sua empresa deve se relacionar de maneira diferente do que fazia antes! Você precisa apostar na transformação digital! 

Sua empresa precisa fugir do atendimento tradicional e antecipar problemas, precisa estar online e disponível digitalmente, precisa agradar ao cliente e otimizar seus processos. Antes o canal de comunicação era apenas empresa-consumidor, mas hoje é o cliente quem procura o negócio!  

Pensando nisso e utilizando as ferramentas que a transformação digital criou, sua empresa pode se relacionar de maneira mais inteligente e positiva com seus clientes. Dessa forma, vai ser criado um ciclo positivo capaz de gerar experiências agradáveis tanto para as companhias quanto para consumidores. 

Como utilizar a tecnologia a seu favor  

Agora você pode estar se perguntando: “Mas como fazer isso na prática?” 

Vamos te dar alguns exemplos que não custam tanto e que vão te ajudar a utilizar a transformação digital a seu favor para alcançar o bom relacionamento com seus clientes: 

  • Use e abuse de APPs 

Coloque seu restaurante em um aplicativo de delivery e crie também um aplicativo para o seu negócio. Com ele você pode dar vantagens, descontos ou promoções para quem fizer seus pedidos por lá. Utilizando aplicativos, você facilita o caminho do pedido para o seu cliente e ainda consegue gerar dados sobre seu público alvo. 

  • Aposte no marketing digital: 

Profissionais de marketing digital conseguem escanear seu público alvo e otimizar suas estratégias. Podem te passar informações importantíssimas para que você organize sua empresa e não cometa erros por falta de planejamento. Além, é claro, de pensarem em toda sua presença digital.  

  • Esteja presente nas redes sociais: 

Em pleno 2018 você não pode ainda acreditar que as pessoas querem pegar o telefone e ligar para o seu negócio para se comunicar, né?! Além disso, antes de fazer qualquer compra, o cliente que não conhece um negócio sempre vai buscar referência sobre a empresa nas redes. Tenha seus canais sempre atualizados e passando uma boa imagem.  

  • Use um programa de fidelidade digital: 

Com ele, além de agradar seus clientes premiando-os pela sua frequência de compra, você ainda obtém informações incríveis e essenciais sobre seu público, como idade, sexo, frequência de visita e ticket médio. Isso te permite criar produtos e estratégias mais certeiras.  

Quer saber mais sobre isso? Então confere o post Como sua empresa vai ganhar dinheiro com um programa de fidelidade” clicando no link: 

LEIA AGORA! 

E não adianta apostar em cartões fidelidade de papel! Fizemos também um texto sobre todas as vantagens de ter um programa digital, confira no link abaixo o post Programa de fidelidade digital: 3 razões para você esquecer os cartões de papel”. 

CONFIRA AQUI! 

Agora que você já sabe como a transformação digital pode ajudar no relacionamento com o cliente e quais as vantagens disso, chegou a hora de arregaçar as mangas e colocar tudo em prática! Afinal, sua empresa não pode viver no passado, não é?! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *