Programa de fidelidade vale a pena para o meu negócio?

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Negócios em geral, mas principalmente do ramo alimentício e de varejo, costumam ter períodos de sazonalidade, altos e baixos nos números de vendas que afetam diretamente o faturamento da empresa. É preciso que o/a gestor(a) seja inteligente e tenha um planejamento muito bom para conseguir desviar dos momentos de baixa com estratégias baratas e eficazes. Ter um bom programa fidelidade, se bem utilizado, pode ir muito além de simplesmente “dar prêmios aos clientes” e se tornar uma solução bastante prática e barata que vai te ajudar a aumentar as vendas.
 

Efeito Desempate 

Sejamos francos: quantos negócios oferecem praticamente o mesmo que o seu? Sua empresa deve ter muitos concorrentes diretos e indiretos para os quais você perde clientes com frequência. Não seria interessante ter um diferencial que desempate essa briga e te faça sair à frente deles? 

Pense bem: se você é um cliente e está em dúvida entre um produto ou estabelecimento e o seu concorrente (com preços similares), mas em um deles você vai ganhar X pontos para conseguir um desconto ou prêmio na próxima visita, qual produto/estabelecimento escolheria? Não precisamos nem responder essa! 

Além de ser o negócio escolhido da vez, você ainda garante que a próxima aquisição deste/a cliente será com você também e assim por diante! 

Cliente fiéis compram mais 

Você sabia que 20% dos consumidores (aqueles fiéis) geram até 80% da receita dos estabelecimentos e 72% de todas as visitas? Um bom programa de fidelidade pode te ajudar a transformar clientes quaisquer em consumidores fiéis e aumentar esse número de 20 para 30 ou 40%! 

Esse mesmo grupo de clientes são aqueles que vão te indicar para os amigos e engajar nas redes sociais, ou seja, são peças importantes para o seu negócio! Por isso é tão vital que sua empresa faça esse tipo de “agrado” a eles e mantenha-os por perto. Além disso, quando a relação com o cliente é fortalecida dessa forma muitas vezes acaba possibilitando o conhecimento e o consumo de mais produtos e serviços por parte deles. Ou seja, ganha a empresa e ganha o cliente! 

Lembrando que fidelizar consumidores atuais é 7 vezes mais barato do que conseguir novos, então aposte nisso! 

O marketing agradece 

Utilizando um programa de fidelidade que capte dados, sua comunicação é facilitada e se torna muito (muito mesmo!) mais eficiente, diminuindo seus gastos com publicidade. Dessa forma, você passa a ter um banco de dados de clientes, podendo identificar o perfil deles, saber o qual sua frequência de visitas, total consumido, ticket médio, gênero, faixa etária 

Conhecendo melhor o seu público, você vai poder direcionar com mais precisão as suas campanhas de marketing para adquirir novos consumidores e, com isso, aumentar sua receita. Mas melhor ainda, vai conseguir clientes com o perfil dos seus atuais consumidores fiéis, ou seja, a chance de retorno deles é muito maior!  

Além disso, você também poderá gerenciar melhor seus estoques e entender a preferência de consumo das pessoas, criando promoções e outras estratégias que realmente façam sentido e sejam eficazes. 

 “Toda empresa que quiser sobreviver tem que ter um cartão fidelidade ou qualquer outra boa estratégia de fidelização. Quem não tem, está atrasado” 

Coach Roberto Navarro, do Instituto Coaching Financeiro. 

Bom, então, respondendo à pergunta inicial: Programa fidelidade vale a pena para o meu negócio? Se o “seu negócio” for qualquer negócio, então, sim, vale a pena! 

 

Se você se interessou e quer conhecer um programa de fidelidade que te dá acesso a esses dados, conheça a nossa plataforma! Temos uma apresentação especialmente preparada para mostrar tudo o que o Polvo Spot pode te trazer de informação sobre seus clientes e como utilizar esses dados de maneira inteligente. Confira aqui:

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